América anglo saxónica e latina
A expressão América Anglo-Saxônicas ou América Anglo-saxónicas refere-se aos países do continente americano que tem como principal idioma o inglês e que também possuem laços históricos, étnicos, linguísticos e cultural com o Reino Unidos. Entre os países incluindo nessa definição estão os Estados Unidos e o Canadá (com exceção da província de Québec) na América do Norte, Belize e algumas ilhas de Caribe na América Central, e a Guiana na América do Sul.
América Anglo-Saxônicas é composta por EUA e Canadá que tiveram colonização inglesa. Destacam-se por serem países desenvolvidos com predomínio da religião protestante. Este termo deriva da classificação dos países da América em dois blocos: aqueles em que a língua mais falada deriva do latim (América Latina), e o bloco dos países cuja língua deriva do ango-saxão. Essa parte do continente americano tem a forte colonização inglesa, o que condicionou vários aspectos culturais, como a língua e a predominação da religião protestante. Além de maioria da população ser de ascendência europeia.
Esta classificação é imperfeita. A Guiana na América do Sul, e diversas ilhas das Caraíbas, assim como o Belize na América Central, são também países de língua anglo-saxônica, mais não costumam ser considerados parte do que se convencionou chamar de América Anglo-Saxônica. Além disso, a província de Québec, no Canadá, fala francês, uma língua latina. Na prática, as expressões América Anglo-Saxônica e América Latina costumam ser utilizados em referência, respectivamente, aos países da América que pertencem ao mundo desenvolvido e ao mundo subdesenvolvido.
América Latina
A América Latina (em espanhol América Latina ou Latinoamérica, em francês Amérique Latine) é uma região da América onde são faladas primordialmente línguas românticas (derivadas do latim) particularmente o espanhol, o português e, ocasionalmente, o francês. A América Latina tem uma área aproximada de 21 069 501 km2, cerca de 3,9% superfície