Trabalho sobre literatura
Euclides Gomes de Oliveira neto
DISCIPLINA: Teoria da Literatura I – Sayuri G. Matsuoka.
Universidade Federal do Ceará euclides.work@hotmail.com Texto I
FILHO, Domício Proença. A linguagem literária. São Paulo: Editora Ática, 1986
1. Sobre textos literários e não literários A comunicação cotidiana caracteriza-se pela situação da fala, nessa comuni-cação, entendemos que se refere a algo que realmente aconteceu, algo que indica transparência na comunicação do fato, como podemos ver na conclusão abaixo.
“A fala ou discurso é, no uso cotidiano, um instrumento da informação e da ação e não exige, no mais das vezes, atitude interpretativa. A significação das palavras, nesse caso, tem por base o jogo de relações configuradoras do idioma que falamos.” (pág.7)
Para entendermos o que é um texto literário, devemos perceber o uso da língua em sua forma especial, tendo em vista que, o discurso literário é um objeto da língua-gem e se associa a outras representações de realidade para configurar a estética do texto.
O texto literário é fruto da utilização de um sistema semiótico, e “traz, em certa medida, a marca da opacidade: abre-se a um tipo específico de descodificação ligado à capacidade e ao universo cultural do receptor”.(pág.8)
2. Sobre conceitos. A literatura, tratada como arte verbal, vem sendo estudada, sobretudo a partir dos anos 60, na tentativa de concretizá-la utilizando espaços extraverbais. Em um sentido mais restrito, a literatura adquire uma perspectiva voltada para a estética. Para Maurice-Jean Lefebve, a literatura clássica se define a partir da concepção de que “a beleza da obra resulta, então, de um lado, da originalidade da visão, e, de outro, da adequação de sua linguagem às coisas expressas”.(pág.9) Apesar de haver variações sobre o conceito de literatura, “é consenso, na atualidade, que os aspectos estéticos da obra literária podem ser alcançados através do texto e que todos eles