Solos II
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA MUTUMDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
Ana Carolina Hernandez Andressa Macedo RamosJordana Freitas Karla Andrade Paula SchneiderTainara Romani Ferreira
SOLOS II
Nova Mutum, MT
2014
Ana Carolina Hernandez
Andressa Macedo RamosJordana Freitas Karla Andrade Paula SchneiderTainara Romani Ferreira
SOLOS II
Trabalho apresentado a disciplina de Solos II, para aquisição de nota segundo a avaliação do professor orientador docente Cristiano Bianchini.
Nova Mutum, MT
2014
INTRODUÇÃO
Nos solos é possível encontrar diversos horizontes que são diferenciados pelas suas características e propriedades. Esta sucessão de horizontes no solo se chama perfil do solo. Sendo assim cada solo possui uma sequência de horizontes particular, originando um perfil característico no qual será usado para identificação e classificação. O perfil do solo é caracterizado como a parte vertical de um solo que engloba a sucessão de horizontes ou camadas que abrange um manto superficial de resíduos orgânicos e materiais minerais subjacentes alterados pelos processos pedogenéticos.
Os horizontes são as partes individualizadas a ação dos fatores e processos pedogenéticos. E já as camadas são seções que quase não são influenciadas pelos fatores e processos pedogenéticos.
Portanto, este trabalho tem a função de apontar o que é o perfil do solo, como ele pode ser classificado e quais são as divisões existentes que constituem o solo.
PERFIL DO SOLO
O perfil do solo é conceituado como a seção vertical de um solo que engloba a sucessão de horizontes ou camadas que inclui um manto superficial de resíduos orgânicos e materiais minerais subjacente, transformado pelos processos pedogenéticos.
Os horizontes são as seções individualizadas – ação dos fatores e processos pedogenéticos. E as camadas são seções pouco ou nada influenciadas pelos