Solos do estado de São Paulo
Faculdade de Engenharia Civil
Geologia para Engenharia – Profa Patrícia
SOLOS do ESTADO de SÃO PAULO
Carolina Steiger Capello de Morais
Matheus Rossi
Priscila Murad
Raphael Matos
RA: 12085791
RA: 12229118
RA: 13282272
RA: 13263967
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
3
DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA DE PERFIS DE SOLOS
6
PRINCIPAIS SOLOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
13
CONCLUSÃO
17
BIBLIOGRAFIA
18
2
INTRODUÇÃO
Pedologia, do grego pedon (solo, terra), é o nome dado ao estudo dos solos no seu ambiente natural. É ramo da geografia física, e é um dos dois ramos das ciências do solo, sendo o outro a edafologia. No entanto enquanto a pedologia considera o solo como um corpo natural, um produto sintetizado pela natureza e submetido à ação de intemperismos, a edafologia imagina o solo como viveiro natural para os vegetais. A pedologia estuda a pedogênese, a morfologia e a classificação de solos.
Mapas pedológicos em escalas generalizadas, englobando todo um território, permitem a visualização de grandes áreas, abrangendo a distribuição espacial e a variação existente na população dos solos, constituindo documentos importantes na caracterização dos recursos, na orientação de planejamentos regionais do uso da terra com fins agrosilvo-pastoris, geotécnicos, urbanos e industriais, e como material didático ao ensino da ciência do solo, além de ressaltar os contrastes entre regiões.
O mapa ainda é documento básico para diversas áreas do ensino, como na
Agronomia, Geologia, Ecologia, Geografia e Engenharia, entre outras. Mas a qualidade da interpretação das informações do mapa dependerá, em boa medida, de profissionais que tenham um sólido entendimento do comportamento agrícola e geotécnico dos solos.
História:
As bases da Pedologia foram lançadas em 1880 na União Soviética por
Dokuchaiev, ao reconhecer que o solo não era um simples amontoado de materiais não