solo
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA: NATUREZA E PROPRIEDADE DOS SOLOS
HAS METAMÓRFICAS
Alta Floresta- MT
2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA: NATUREZA E PROPRIEDADE DOS SOLOS
DOCENTE: ADEMILSON SAMPAIO DE OLIVEIRA
DICENTE: GUSTAVO ZONTA DE BRITO MARIZANE PIETROSKI
ROCHAS METAMÓRFICAS
Trabalho apresentado na disciplina de Natureza e Propriedade dos Solos como requisito de nota, sob orientação do prof. Ademilson Sampaio de Oliveira.
Alta Floresta-MT2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
PARTE TEXTUAL
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Metamorfismo é um processo de transformação que afeta tanto composição mineralógica , a estrutura, como a textura das rochas ígneas, sedimentares e mesmo metamórficas. As condições físicas e químicas em que tais transformações acontecem são diferentes tanto daquelas em que a rocha original se formou, como das existentes na superfície terrestre.
EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE O METAMORFISMO
A evolução dos estudos sobre o metamorfismo vem sendo realizada desde a metade do século xx. Pois, como os processos metamórficos se originam no âmago da crosta se tem uma certa dificuldade de se observar nitidamente.
Os estudos avançaram a partir do momento que começou a realizar experimentos laboratoriais com materiais crustais sob condições de temperatura e pressão elevadas. Assim se teve acesso ao conhecimento às características termodinâmicas da cristalização de minerais, a idade de minerais e rochas que permitiram a modelagem de evolução de terrenos metamórficos.
FATORES QUE CONTROLAM OS PROCESSOS METAMÓRFICOS
Temperatura- Os grandes fatores que auxiliam como fontes de calor na terra são o calor gerado por desintegração radioativa, e o calor residual do manto e do núcleo que é promovido pelo sistema motor da tectônica global, que no qual