Solo
Para a Geologia solo é o produto do intemperismo físico e químico das rochas no decorrer do tempo.
Para a Pedologia, o solo é a camada fina que recobre a superfície da Terra e que está em constante evolução por meio das alterações das rochas, comandados por agentes físicos, biológicos e químicos.
Existem vários tipos de Solo como temos:
Solo Arenoso
Solo Argiloso
Solo Humoso
Solo Calcário
DESENVOLVIMENTO
Definição:
O solo é uma superfície constituída por um conjunto de partículas sólidas, de diversos tamanhos e composições químicas, e vazios que se interconectam, que podem estar preenchidos, completa ou parcialmente, de ar e/ou água. Portanto, o solo é constituído de 3 fases: uma sólida (mineral e orgânica), uma líquida e outra gasosa. Ele resulta da ação conjunta do clima e de organismos sobre um material de origem (a rocha), cuja transformação se realiza durante certo tempo e é influenciada pelo tipo de relevo.
O solo do latim solum, é um termo que se refere à superfície inferior de certas coisas. Pode-se dizer que o solo é a superfície da Terra (a parte mais superficial da crosta terrestre) bem como o local onde se plantam as sementes para as atividades agrícolas.
Importância do Solo
O solo serve como sustentação e fornece substrato para o crescimento e desenvolvimento das plantas
Abriga animais que atuam oxigenando o solo e decompondo matéria orgânica
Fatores que influenciam o tipo de solo:
O tipo de rocha matriz que o originou, o clima, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que se levou para se formar.
Em climas secos e áridos, a intensa evaporação faz a água e os sais minerais subirem. Com a evaporação da água, uma camada de sais pode depositar-se na superfície do solo, impedindo que uma vegetação mais rica se desenvolva.
Já em climas úmidos, com muitas chuvas, á água pode se infiltrar no solo e arrastar os sais para regiões mais profundas.
Tipos de Solo: