Solo
Esse elemento natural serve de fonte de nutrientes para as plantas, que são utilizadas como alimentos pelos seres humanos e animais. As plantações são realizadas há milhares de anos, garantindo a alimentação e sendo uma fonte de renda através da comercialização dos produtos cultivados.
A composição do solo interfere diretamente nas plantações, pois a quantidade de nutrientes presentes num solo reflete na produção agrícola. Solos ricos em nutrientes possuem grande fertilidade, fato positivo para as plantações.
Já os solos pobres em nutrientes necessitam de adaptações para o cultivo. Nesse sentido, várias técnicas agrícolas foram desenvolvidas para alterar o solo e adequá-lo para as plantações.
Plantação com sistema de irrigação artificial
Algumas medidas devem ser tomadas para a realização das plantações. Dentre as técnicas mais utilizadas na agricultura estão a análise da composição do solo, drenagem do solo, aragem, adubação, irrigação da plantação, utilização de agrotóxicos, entre outros.
Porém, algumas técnicas agrícolas têm provocado vários problemas ambientais, como a poluição do solo por agrotóxicos, desmatamentos, queimadas, contaminação dos recursos hídricos, erosões, entre outros.
O estudo do solo é importante porque ele abriga diversas espécies de animais e micro-organismos, além disso, graças a ele os vegetais podem se desenvolver. O solo é uma fonte de energia para eles e faz parte da cadeia alimentar, permitindo a sobrevivência dos mesmos.
O solo não é único, ele é um resultado do intemperismo de rochas adicionadas à matéria orgânica, e, por isso, é necessário estudar, em busca do entendimento sobre suas características e no que pode ser útil, por exemplo, para determinados vegetais.
A Importância De Estudar o Solo
O estudo do