solo
O termo regeneração natural deve ser entendido segundo dois aspectos: estático e dinâmico.
- Estático: número de indivíduos jovens de uma população; indivíduos abaixo de determinado tamanho; indivíduos que ainda não atingiram a idade reprodutiva (fisiológico)
- Dinâmico: processo de renovação dos contingentes de uma população (ou povoamento)
Dinâmica da regeneração natural
3.1. Conceituação:
Dois conceitos são fundamentais no entendimento da dinâmica das florestas tropicais: sucessão e clareiras.
Sucessão
Segundo Dajoz(1983), as sucessões podem ser primárias ou secundárias. A sucessão primária é o estabelecimento dos seres vivos em um meio que nunca havia sido povoado. A sucessão secundária é aquela em que o estabelecimento ocorre em um meio que já foi povoado, mas do qual foram eliminados, por vários motivos, os seres vivos. Gomez-Pompa(1974) define sucessão secundária como as mudanças que se verificam no ecossistema, após a destruição parcial de uma comunidade, podendo ocorrer em uma pequena área de floresta nativa, após a queda de uma árvore, ou em vários hectares de uma cultura abandonada. Para Tracey(1985), a sucessão secundária é o processo que envolve várias combinações de estádios florísticos pioneiros, secundários iniciais e secundários tardios, antes que um estádio maduro da floresta seja restituído.
Pode-se conceituar sucessão como uma seqüência de fases de recobrimento vegetacional em uma área. Quando esse recobrimento acontece em uma área onde antes nunca houve vegetação (p/ ex. uma ilha vulcânica) ela é chamada sucessão primária; quando ocorre em uma área onde antes havia vegetação e esta foi removida por um agente causal qualquer (p/ex. Exploração florestal, agricultura, etc) então ela é chamada sucessão secundária.
Clareiras
' Clareira (“gap” na língua inglesa) é o termo utilizado para designar as descontinuidades existentes na estrutura do dossel de uma floresta causadas pela queda de uma árvore ou de parte