O Monge e o Budista
Graduação em Administração de Empresas
RESENHA DO LIVRO “O MONGE E O EXECUTIVO”
Rodrigo Bueno
Trabalho solicitado à disciplina de Horas Complementares, ministrado pela Professora Luciana Abreu.
Setembro/2013
Resenha: HUNTER, James C. O Monge e O Executivo
O Monge e O Executivo é uma historia sobre liderança, possibilita aos leitores terem uma visão humanista de como verdadeiramente deve ser o relacionamento pessoal e em grupo nas empresas, na família, etc.
O livro retrata a historia de John Daly, casado, pai de dois filhos (casal) executivo bem sucedido, que se depara com algumas dificuldades, tanto em sua vida familiar como em sua vida profissional.
Desde o inicio de sua vida John se via perseguido por um nome, “Simeão”, ele não compreende porque, sempre tinha o mesmo sonho com a mesma mensagem, “ache Simeão e ouça-o!”.
Após um movimento sindical na empresa onde trabalha, e das constantes reclamações de sua esposa e as insubordinações de seus filhos, John se encontra no limite do stress, sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com um pastor de sua igreja, que indica a ele um retiro em um monastério, uma das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex-executivo, ser um dos frades do local. Uma vez tomada a decisão de fazer este retiro, contrariado, mas com receio de perder tudo o que havia conquistado ate o momento, família, emprego, em fim. Ele ao chegar ao monastério descobre que Len Hoffman seria responsável pelo curso de liderança, porém o mais extraordinário é que Len Hoffman, agora como frade levava outro nome, no monastério, “Simeão”.
O ambiente utilizado pelo autor, um monastério, nos mostra que todos os frades possuem o mesmo status, ninguém é melhor ou pior que ninguém, porem um reitor, o líder é responsável pela palavra final em todos os assuntos, isso faz com que os hábitos e relacionamentos sejam respeitosos e saudáveis, outro fato