Resumo - monge e o budista
RESENHA DE LIVRO
Filho: Lucas Pelisoli
Livro: O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança
Autor: James C. Hunter
No livro O Monge e o Executivo, o autor mostra alguns conceitos para a melhorarmos a capacidade de liderança e o convívio com as pessoas, nos auxiliando a nos transformar em pessoas melhores e assim alcançar o sucesso, permitindo uma reflexão sobre a essência da liderança.
O autor descreve a história de Jonh Daily, um homem de negócios, casado, com dois filhos e gerente geral de uma fábrica de vidro, que mesmo bem sucedido, se vê fracassando como pai, marido e chefe. Procurando resolver seus problemas ele decide participar de um retiro sobre liderança em um mosteiro, incentivado por sua esposa e pela vontade de encontrar Len Hoffmam, um conhecido e respeitado executivo, que largou a carreira e tornou-se monge, sendo que o mesmo, conhecido como Simeão é o responsável pelo retiro.
No retiro, é apresentado a ele uma nova forma de ver a liderança, por meio dos ensinamentos que devido sua experiência bem sucedida no mundo dos negócios, transforma-as em exemplos. E é a partir desses ensinamentos que o autor nos transmite sua visão sobre a essência da liderança, seus princípios que não são novos e a importância de lideres preparados na sociedade.
O papel do líder é extremamente exigente, pois há muita coisa em jogo e seus liderados contam com ele, e saber ouvir é uma das habilidades mais importantes que o líder pode escolher para desenvolver, pois demonstra a pessoa ouvida uma atenção e interesse.
A liderança pode ser entendida como a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasmadas querendo atingir os objetivos como sendo para o bem de todos do grupo. No entanto a liderança está relacionada ao poder e a autoridade, onde pode haver confusão, sendo que o poder é a atitude de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que contra a vontade da pessoa, podendo