Mianmar e direitos humanos
Resumo: Este artigo procurar abordar o processo de democratização que está acontecendo em Myanmar desde 2011 e compreender como a violação sistemática dos direitos humanos da minoria muçulmana do país é um grande obstáculo ao estabelecimento de um governo democrático.
Palavras-chave: Democratização. Myanmar. Direitos humanos.
Abstract: The purpose of this paper is to approach the democratization process undergoing in Myanmar since 2011, and to comprehend that systematic human rights violation on the rights of the Muslim minority is a big obstacle on the country’s path towards the establishment of a democratic regime.
Keywords: Democratization. Myanmar. Human Rights.
Sumário:
1. Introdução
2. Birmânia ou Myanmar
3. O processo de democratização em Myanmar
4. Limpeza étnica, perseguição e violência
5. Considerações finais
1. Introdução
O mundo ocidental viu com grande expectativa e esperança a dissolução do governo militar em Myanmar, em 2011. Após cinco décadas de autoritarismo e repressão, os militares, na pessoa do presidente Than Swe passaram o poder para Thein Sein, também militar, mas com aspirações de liberalizar e democratizar o país. O novo presidente assegurou que eleições para uma um novo parlamento fossem realizadas, realizou reformas importantes para a sociedade civil, e garantiu eleições para presidente e outros postos em 2015 e 2020. A laureada com Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, uma das líderes do partido oposicionista Liga Nacional pela Democracia, tem feito acordos com o presidente e apoiado a transição democrática sendo uma forte candidata as eleições de 2015. Liberdade política e de associação, e a garantia de outros direitos civis estão sendo assegurada a população, e assim uma forte injeção de capital e investimento internacional tem