Resumo Critico do filme Alem da Liberdade-The Lady
O filme teve lançamento em 2011, porém chegou ao Brasil somente um ano depois, com direção de Luc Besson e tendo no elenco nomes conhecidos de outras produções como: Michelle Yeoh e David Thewlis, e Jonathan Woodhouse, Jonathan Raggett, Susan Wooldrigde, Benedict Wong, Junix Inocian, Teerawat Mulvilai, e etc.
O filme retrata uma história real, pouco comentada e noticiada no mundo sobre a ditadura militar na Birmânia, atual Mianmar, país localizado próximo à Índia e a China; O conflito Asiático é bem recende, porém pouco se ouve falar a respeito. Filmado na Tailândia e na própria Mianmar, o filme enfoca a vida da filha do herói nacional e fundador da Birmânia Aung San, assassinado antes mesmo de ver a independência do seu país.
Aung San Suu Kyi passou sua infância estudando em outros países, mantendo residência fixa na Inglaterra após se casar com Michael com quem teve dois filhos. Em 1988 ela recebe a notícia de que sua mãe sofrera um derrame e por esse motivo volta ao seu país, que passa por um sangrento conflito contra a ditadura militar, a mesma que matou seu pai. Logo após a sua chegada, líderes e professores locais a procuram para que ela liderasse a Liga Nacional pela Democracia, o povo confiava nela, da mesma forma que confiaram em seu pai.
Persuadida a ficar em Rangoon, Suu Kyi começa a liderar o movimento de democratização da Birmânia. Assim que ficam sabendo da intenção política de Suu, o visto do seu marido e filhos é negado pelas autoridades e isso causa o afastamento de sua família.
Na primeira eleição livre, ela vence as eleições, porém os militares não se entregam e iniciam prisões, trabalho escravo e assassinatos dos que lutam pela liberdade do país.
Mantida em prisão domiciliar por quinze anos, Suu se informa dos problemas do país apenas pelo rádio, e mantém contato com sua família por cartas e pouquíssimos telefonemas. Enquanto permanece presa, seu marido luta para tornar sua história conhecida no mundo, procurando