Fatores psicologicos auto estima
A ciência está cada dia mais a favor da estética, e nos propõe produtos de beleza cada vez mais sofisticados, proporcionando muitos caminhos para se chegar ao ideal de beleza estabelecido por nós mesmos ou pela sociedade e grupo que vivemos. Muitas pessoas acreditam que para serem felizes, sucedidas e realizadas, é através da estética que se alcançarão seus objetivos. O “mercado” do corpo tem movimentado a indústria corporal, e produtos para todos os tipos de problemas são criados a cada dia. A tecnologia está cada vez mais alerta ás necessidade da beleza contemporânea (BARBOSA, 2012).
A estética do consumo tem aumentado significativamente no século XXI: ter cabelos bem cuidados, uma pele jovem e viçosa, um corpo delineado e hábitos saudáveis, faz parte desse crescente consumo (BARBOSA, 2012).
Observa-se que nem sempre o indivíduo acredita em hábitos saudáveis para manter-se jovem, belo, magro ou definido. Ele pode ter valores completamente distorcidos, acarretando assim uma busca frenética pelo ideal de padrões estipulados dentro da sociedade (BARBOSA, 2013).
Para um indivíduo ter uma boa qualidade de vida é fundamental a busca de hábitos saudáveis. Estes, não devem ser feitos esporadicamente, mas sim com freqüência. A adoção destes hábitos saudáveis tem por objetivos a manutenção da saúde física e psicológica, aumentando a qualidade de vida (QUARESMA, 2014).
As dificuldades afetivas podem precipitar, em pessoas vulneráveis alterações no comportamento alimentar, levando – as a comer além do necessário ou até compulsivamente. Neste sentido o alimento substitui o afeto perdido e o indivíduo encontra o certo através de um excesso que ou falta que “preenche” o vazio emocional (SCABORA,2014).
Narcisismo
Figura: O homem narcisista
Fonte: Shutterstock, 2012
O termo narcisismo provém da Mitologia Grega, que narra à história de Narciso, um jovem muito bonito que desprezou o amor da ninfa Eco e por isso foi condenado a apaixonar-se