Mudanças corporais na gravidez
Psicopatologia da família e das relações familiares
Universidade do Minho
Joscelaine Cristiane Cardoso Lima nº E4869
Resumo
O presente trabalho é uma revisão bibliográfica, cujo objetivo é perceber as mudanças que acontecem no corpo da mulher durante a gravidez, relacionando com os aspectos psicológicos (tanto positivos quanto negativos) envolvidos. Como a gravidez é um processo complexo, porém natural, que envolve muitas mudanças, envolvendo alterações corporais, que podem ser percebidas de várias formas, é um assunto sobre o qual se torna necessária a investigação da Psicologia. Portanto, nesta revisão são analisados vários artigos publicados que tratam deste assunto. Verificamos que os aspectos corporais que mais incomodam as mulheres gestantes, de maneira geral, são: o aumento de peso, as manchas na pele, o inchaço e o desconforto físico e psicológico que podem causam. Observa-se que as exigências da mídia e da sociedade em geral sobre a estética corporal, onde a mulher deve ter um corpo magro, perfeito podem ser um dos fatores que levam as mulheres a terem tanta preocupação com sua forma corporal mesmo durante a gestação.
Palavras-chave: Gravidez. Mudanças corporais. Aspectos emocionais.
Mudanças Corporais na Gravidez
Sabemos que a gravidez é um período de intensas mudanças na vida da mulher, no qual ela prepara-se para maternidade, que será algo permanente em sua vida e, é um período onde se percebem mudanças corporais, fisiológicas, psicológicas, relacionais, enfim, tudo muda a partir do momento que a mulher sabe que está gerando uma criança em seu ventre, para algumas é um momento mágico, único, para outras é um momento de medos, apreensões, etc.
Este é um trabalho de revisão de literatura sobre as mudanças corporais que as mulheres enfrentam na gravidez, buscando entender os aspectos psicológicos relacionados a estas mudanças, como a imagem corporal influencia o estado psicológico e também como o estado