Forjamento
FORJAMENTO
FORJAMENTO
Requisitos de FORÇA e TRABALHO
FORÇA
A força de conformação é importante para a escolha da máquina, para a proteção contra sobre carga em prensas de acionamento mecânico e para projeto das ferramentas.
F Ac . K cf
Ac
é a superfície comprimida, ou seja, a projeção da superfície da peça forjada, inclusive a rebarba, perpendicularmente à direção da força.
Kcf é
tensão de resistência à conformação no final do processo de conformação. De acordo com a forma da peça forjada, pode chegar a 12 vezes a resistência à conformação inicial.
A resistência à conformação depende fortemente da temperatura do material e da velocidade de conformação da peça, sendo assim, torna-se difícil o cálculo da força e o uso de diagramas é preferível.
FORJAMENTO
Diagrama de FORÇA
Na região 1 do diagrama é obtida a resistência à conformação inicial Kci em função da velocidade média de conformação Wm e da temperatura . A Wm é calculada a partir da velocidade inicial de conformação W0. w0
v ho em 1
s
v é a velocidade cabeçote da prensa h0 é a altura inicial da peça
Máquinas de Energia limitada Martelos
Wm= (0,85 a 0,9).W0
V = 5 a 7 m/s
W0 = 40 a 160 1/s
Prensas de fricção
V = 0,3 a 0,4 m/s
W0 = 4 a 25 1/s
Prensas hidráulicas
Máquinas de Força limitada Wm= (1,3 a 1,6).W0
Máquinas de Curso limitada Wm= (0,3 a 0,4).W0
V = 0,2 a 0,5 m/s
W0 = 0,01 a 10 1/s
Prensas excêntricas
V = 0,3 a 0,4 m/s
W0 = 4 a 25 1/s
FORJAMENTO
Diagrama de FORÇA
Na região 2 do diagrama realiza-se a transposição para a Resistência à conformação no fim do ciclo Kcf. Ela depende dos oito tipos diferentes casos de conformação.
FORJAMENTO
Diagrama de FORÇA
Na região 3 do diagrama é determinada a Força de conformação F, a partir de Kcf e da área projetada da peça forjada, incluindo a rebarba, Ac.
Exemplo
Uma peça forjada da forma 7 é produzida sob uma prensa