Forjamento
Martelos de queda-livre, martelos de contra-golpe e martelos acionados. As espécies mais comuns de martelos de forjamento são dotadas de uma torre que contém um cilindro, um suporte para matriz (matriz fechada) e/ou uma base para o material a ser forjado (matriz aberta). Neste tipo de equipamento, a força é aplicada por impacto gerado pelos grandes cilindros atuadores, podendo ser impulsionados por vapor ou ar comprimido.
16. Qual é a diferença essencial entre o forjamento em prensa e o forjamento em martelo?
A diferença essencial entre o forjamento em prensa e o forjamento em martelo é que o forjamento em prensa é aplicado uma pressão contínua, devagar em toda área a ser forjada, já o forjamento em martelo é feito com aplicação de pressão instantânea em uma área pequena sendo repetida quantas vezes forem necessárias.
17. Comparar sob o ponto de vista de acabamento, número de peças produzidas e custo, o forjamento livre e o forjamento em matriz.
O forjamento livre é usado geralmente para fabricar peças grandes (anéis,eixos,etc.), com forma relativamente simples e em pequeno número; e também para pré-conformar peças que serão submetidas posteriormente a operações de forjamento mais complexas. O forjamento em matriz fechada, por sua vez, possiblita a produção de peças de geometrias complexas, maior homogeneidade estrutural, melhor qualidade dimensional e alta produtividade normalmente realizado em prensas mecanicas,embora algumas peças mais simples possam ser formadas em martelos.
18. Em que condições deve se dar preferência a peças forjadas no lugar de peças usinadas?
Deve-se dar preferência a peças forjadas quando se quer componentes de alta resistência que é o caso da indústria automotiva e aeroespacial por exemplo. Usa-se
também forjamento primário em lingotes de aço e outras ligas metálicas para a patir desta operação fazer-se a usinagem.
19. Por