Forjamento
Forjamento: É o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.
Ferramentas: Martelos de forja, que deformam o material através de rápidos golpes de impacto; Prensas, que deformam o metal submetendo-o a uma compressão contínua com velocidade relativamente baixa.
Usos: A maioria das operações de forjamento é executada a quente, e logo após o processo de fundição, para aproveitar a energia com a peça sai do processo, contudo, uma grande variedade de peças pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhões, etc, são produzidas por forjamento a frio.
No vídeo, vimos uma forjaria do tipo martelo de forja, onde o operador guia a peça com uma ferramenta (parecido com um alicate longo) que vai sofrendo as pancadas do martelo até o produto ficar do jeito que o operador manuzear. Vimos uma forjaria por prensa, onde o operador transporta a peça de uma matriz para outra, até a matriz final, que dá a conformação da peça, e em alguns ainda precisando de rebarbamento.
Vantagens: Quando conformado em temperatura elevada, a peça tende a melhorar suas propriedades mecânicas. O custo de fabricação é baixo, pois a perda é mínima, tanto no processo a quente como a frio.
Desvantagens: O produto final, na grande maioria das vezes, necessita de usinagem. Os equipamentos usados na forjaria são de grande porte, pois precisam de muita força para conformar o material, por isso, são de preço