Fisioterapia para gestante
A Fisioterapia é uma área da medicina que trata da reabilitação física, porém, atuando também com prevenção e preparação. É desta maneira que ela irá auxiliar as gestantes na chamada Fisioterapia aplicada a Obstetrícia, que tem por objetivo preparar, orientar e tratar das gestantes desde o 1º mês gestacional até o nascimento do bebê.O conceito da Fisioterapia aplicada a Obstetrícia nasceu depois de estudos realizados por profissionais da saúde, que observaram que mulheres sedentárias tinham maior dificuldade no trabalho de parto do que as mulheres que continuavam suas atividades normais durante a gestação.
No Brasil essa área ainda é recente e tornou-se obrigatória nos cursos de graduação no ano de 1985, sendo aplicada na maternidade apenas por volta de 1988, em Minas Gerais. Para uma gravidez tranquila é preciso acompanhamento, cuidados e preparação. Essa área da fisioterapia ainda não é muito aplicada, mas está crescendo muito e vem tendo resultados positivos.
Através de exercícios de fortalecimento e relaxamento para o assoalho pélvico (músculos que são responsáveis pela sustentação dos órgãos internos) iremos preparar as gestantes para o parto, através de drenagem linfática para possíveis edemas em pés e tornozelos, massagem para alívio das dores lombares e orientações quanto à preparação das mamas para o aleitamento materno e posturas corretas para amamentar, evitando assim as fissuras (rachaduras).
A prática de atividade física, de maneira adequada e regular, irá auxiliar a gestante na progressão do ciclo gravídico-puerperal, na recuperação do puerpério imediato elevando a auto-estima da mulher grávida e favorecendo um retorno as suas atividades do cotidiano.
A Fisioterapia atua também quando se dá inicio ao trabalho de parto, através de técnicas para alivio de dor e câimbras, com exercícios associados à respiração que ajudam na dilatação, diminuem a tensão da gestante, fazendo assim com que essa fase seja mais tranqüila.