Fisioterapia Nas Unidades B Sicas De Sa De As Gestantes
A gestação é um período muito especial na vida de uma mulher, pois seu corpo passa por uma série de modificações ao longo dos meses sendo necessária adaptação às novas condições físicas. A principal causa das diversas modificações no corpo da mulher é o alto nível de progesterona, que deve ser mantido, para dar condições fisiológicas para o desenvolvimento do feto e preparar o corpo feminino, criando condições físicas adequadas para o parto (BARACHO, 2002).
Dentre as alterações fisiológicas, a mudança postural é uma das causas da presença de lombalgia, além disso, a preparação do corpo da mulher para a gestação envolve ajustes dos mais variados sistemas, sendo que o sistema músculo esquelético sofre mudanças significativas (CARVALHO, 2001).
Tanto do ponto de vista físico como psíquico, essas características, não são iguais à vida inteira; as alterações pelas quais o organismo passa provocam mudanças importantes, que caracterizam as diversas fases da vida da mulher (PINOTTI, 1998).
Referências Bibliográficas
BARACHO, E.. Fisioterapia aplicada à obstetrícia. Aspectos de ginecologia e neonatologia, editora Medsi, 3°edição, Rio de Janeiro, 2002.
CARVALHO, Y. B. R., CAROMANO, F. A.. Alterações morfológicas relacionadas com lombalgia gestacional. Arq. Ciência da saúde Unipar, set/dez 2001, páginas 267 a 272.
PINOTTI, J. A.. Saúde da mulher , Editora contexto, São Paulo, 1999.