fisioterapia aquatica em gestantes lamezon
PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA LOMBALGIA – REVISÃO
SISTEMÁTICA
Ana Cristina Lamezon1
Ana Lydia Valvassori Ferreira Patriota2
RESUMO
A lombalgia na gestação vem sendo considerada como uma ocorrência normal e até mesmo esperada, o que tem contribuído para a falta de condutas profiláticas e curativas. O exercício aquático é tido como a atividade ideal para a gestante, pois os benefícios da atividade física em imersão possibilitam a prevenção e melhora dos desconfortos músculo-esqueléticos. Em adição às várias modificações fisiológicas que ocorrem durante a imersão em água aquecida, as propriedades físicas da água oferecem muitas vantagens; dentre elas: promover o relaxamento muscular geral, reduzir a sensibilidade à dor, reduzir espasmos musculares, melhorar a eficiência cardíaca e pulmonar, melhorar a força e a elasticidade muscular e manter o peso e a composição corpórea em níveis adequados. Exercícios realizados sob supervisão, adequados para cada época e circunstância gestacional, em ambientes apropriados e para gestantes motivadas, significam, sem dúvida, um grande benefício, tanto para mãe quanto para o feto.
No presente estudo é destacada a prática de exercícios terapêuticos aquáticos para a prevenção ou redução da freqüência do aparecimento da dor lombar.
PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia Aquática; Hidroterapia; Lombalgia; Gestação Normal; Gravidez.
ABSTRACT
Low back pain during pregnancy has been considered as normal, which has contributed to the lack of preventive treatment procedures. The aquatic exercise activity has been considered ideal for pregnant women because its benefits can prevent or improve muscle-skeletal discomfort. In addition to the various physiological modifications that occur during immersion in warm water, its physical properties offer many advantages such as general muscle relaxation, reduction of sensitiveness to pain, reduction of muscle spasms, improvement of heart and lung