Solo
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima,bioma e ao longo de um tempo.
O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes ópticas. Para um agrônomo, através da edafologia, solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida vegetal. Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção. Para um biólogo, através da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e hábitats dos seres vivos. Os solos devem ser classificados quanto a granulorimetria, a classificação taxonômica e também a internacional.
- Quanto a granulorimetria:
Solos arenosos
São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração areia, de tamanho entre 0,05 mm e 2 mm, formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários. Os solos arenosos têm boa aeração e capacidade de infiltração de água. Certas plantas e microorganismos podem viver com mais dificuldades, devido à pouca capacidade de retenção de água. Este tipo de solos geralmente é composto por areia. Solo arenoso possui cerca de 70% de areia em relação ao total de particulas sólidas.Apresenta poros grandes(macroporos) entre os grãos de areia pelos quais a água e o ar circulam com relativa facilidade.Por isso nos solos arenosos em geral o escoamento de água através dos poros costumam ser rápido e secam rápido após as chuvas.Nesse escoamento,a água pode levar consideravelmente sais minerais,contribuindo para tornar o solo pobre desses nutrientes.
[pic]