Solo cimento
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
SOLO CIMENTO
Marcelo Augusto Gomes de Souza n º31
Raquel Ostasiuk Izquierdo Vera nº 37
Ticiana Hipolito Gavioli nº 39
Yuri Felipe da Silva nº 42
1º L Edificações
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO 1. O QUE É SOLO CIMENTO, 3 2. UTILIZAÇÕES DO SOLO CIMENTO, 4 3. APLICAÇÕES DO SOLO CIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 5 4. COMPONENTES DO SOLO CIMENTO, 6 5. PREPARO DO SOLO CIMENTO, 7 6. USANDO OS TIJOLOS, 8 7. VANTAGENS DE SE CONSTRUIR COM OS TIJOLOS DE SOLO - CIMENTO, 9 8. COMPARAÇÕES COM OUTROS TIPOS DE TIJOLOS, 10 9. BIBLIOGRAFIA, 12
1. O QUE É SOLO CIMENTO
Solo-cimento é um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura de solo, cimento e um pouco de água. No início, essa mistura parece uma "farofa" úmida. Após ser compactada, ela endurece e com o tempo ganha consistência e durabilidade suficientes para diversas aplicações no meio rural. Uma das grandes vantagens do solo-cimento é que o solo, um material local, constitui justamente a maior parcela da mistura.
O solo-cimento é uma evolução de materiais de construção do passado, como o barro e a taipa. Só que as colas naturais, de características muito variáveis, foram substituídas por um produto industrializado e de qualidade controlada: o cimento.
As primeiras construções no Brasil com solo cimento foram o aeroporto de Petrolina (PE) e a construção de residências em Petrópolis (RJ) no início da década de 1940. Nesta mesma época o arquiteto Lucio Costa, utilizou o sistema construtivo de pau-a-pique e o painel monolítico de solo-cimento em um projeto que desenvolveu para a construção da Vila Operária de João Monlevade (MG). O bom estado de conservação em edificações que se encontram hoje atesta claramente a qualidade do material e da técnica construtiva. A partir daí, o uso do solo-cimento foi consideravelmente ampliado devido às vantagens técnicas e econômicas que o material oferece.
2. UTILIZAÇÕES DO SOLO