Solo Cimento
SOLO, CIMENTO E ÁGUA, EM PROPORÇÕES ADEQUADAS;
BOA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO, BOM ÍNDICE DE IMPERMEABILIDADE, BAIXO ÍNDICE DE RETRAÇÃO VOLUMÉTRICA E BOA DURABILIDADE ;
Diversas aplicações na Construção Civil
Paredes monolíticas:
São compactadas no próprio local, em camadas sucessivas, no sentido vertical, com auxílio de formas e guias. O processo de produção assemelha-se ao sistema antigo de taipa, formando painéis inteiriços, sem juntas horizontais.
Tijolos de solo-cimento:
São produzidos em prensas, dispensando a queima em fornos. Eles só precisam ser umedecidos, para que se tornem resistentes. Além de grande resistência, outra vantagem desse tijolo é o seu excelente aspecto.
Pavimentos:
São compactados no local, com auxílio de fôrmas, mas em uma única camada. Eles constituem placas maciças, totalmente apoiadas no chão.
Solo-cimento ensacado:
Resulta da “farofa” úmida, colocada em sacos, que funciona com fôrma. Depois de ter a sua boca costurada, esses sacos são colocados na posição de uso, onde são imediatamente compactados individualmente. O resultado é similar à construção de muros de arrimo com matacões, isto é, como grandes blocos de pedra.
Solo
O solo é o elemento que entra em maior proporção na mistura, devendo ser selecionado de modo que permita o uso da menor quantidade possível de cimento.
De maneira geral, os solos mais adequados para a fabricação de tijolos de solo-cimento são os que possuem as seguintes características:
O solo é o elemento que entra em maior proporção na mistura, devendo ser selecionado de modo que permita o uso da menor quantidade possível de cimento. De maneira geral, os solos mais adequados para a fabricação de tijolos de solo-cimento são os que possuem as seguintes características:
% passando na peneira ABNT 4,2mm (nº 4) - 100%
% passando na peneira ABNT 0,075mm (nº 200) - 10 a 50%
Limite de Liquidez - ≤ 45%
Índice de Plasticidade - ≤ 12%
Solo