solo cimento
1. INTRODUÇÃO 4
2. DIRETRIZES DO TRABALHO 5
2.1 Objetivo 5
2.2 Justificativa 5
2.3 Delimitação 5
3. CARACTERISTICAS SOLO-CIMENTO 6
3.1 DEFINIÇÃO SOLO-CIMENTO 6
3.2 MODOS DE UTILIZAÇÃO 7
3.3 COMPONETES UTILIZADOS NO SOLO-CIMENTO 8
3.4 PREPARANDO O TERRENO 9
3.5 PREPARO DO SOLO-CIMENTO 10
4. CONCLUSÃO 12
5. REFÊNCIAS BIBIOGRAFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
O solo-cimento é um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura de solo, água e um pouco de cimento. A massa compactada endurece com o tempo, em poucos dias ganha consistência e durabilidade suficientes para diversas aplicações na construção civil, indo de paredes e pisos até muros de arrimo.
O solo-cimento é uma evolução de técnicas de construção do passado, como o adobe e a taipa. A vantagem é que os aglomerantes naturais, de características variáveis e instáveis, foram substituídas pelo cimento, produto industrializado e de qualidade controlada.
O solo-cimento está por aí há décadas, mas seu uso ainda é bem restrito. Com isto, florestas inteiras são devastadas para produzir tijolos cerâmicos que, além de tudo, são mais caros. Conheça as características do solo-cimento e procure utilizá-lo,a natureza agradece (e seu bolso também).
Muito se tem falado em sustentabilidade, de suas premissas e também de sua necessidade imediata. Aqui mesmo, no Fórum da Construção, uma das matérias mais lidas fala sobre o tema. Mas pouco se fala nas soluções, além das óbvias reciclagem de água e economia de energia, que deveriam ser preocupação de qualquer cidadão.
2. DIRETRIZES DO TRABALHO
2.1 Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar as principais características do solo-cimento e suas devidas utilizações e suas vantagens e desvantagens.
2.2 Justificativa
O tema abordado discutido em sala de aula .
2.3 Delimitação
Este trabalho esta delimitado à apresentar apenas as características do tema supracitado (solo-cimento).