Solo Brasileiro
nome – Nº 1 nome – Nº 3 nome – Nº 14 nome– Nº 15
SOLO BRASILEIRO
Professora nome
Geografia
Cidade
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
FORMAÇÃO DO SOLO
TIPOS DE SOLO
TIPOS DE CAMADAS
CARACTERÍSTICAS DO SOLO
CONSERVAÇÃO DO SOLO
INFLUÊNCIA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A partir do trabalho que segue, serão relatadas características, curiosidades e diversos conhecimentos sobre o solo brasileiro. Os solos são tão essenciais para a sociedade humana como o ar e a água, mas a degradação do solo não recebeu a mesma atenção prestada aos problemas que ameaçam estes dois outros elementos. Portanto, os solos são a base de 90% de todos os alimentos humanos, alimentos para animais, fibras e combustível. Suportam as aglomerações humanas e fornecem matérias-primas e águas subterrâneas.
FORMAÇÃO DO SOLO
O solo é formado a partir da ação conjunta de agentes externos (como chuva, vento, umidade) sobre restos minerais, porém enriquecidos com matéria orgânica. Há também os fatores chamados de agentes formadores do solo, que são, a ação do tempo, dos vegetais e animais, do clima e das rochas.
O solo brasileiro é constituído a parir de três estruturas geológicas essenciais, são elas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. A partir dessas estruturas geológicas são identificados quatro tipos de solos.
TIPOS DE SOLO
O Brasil destaca-se como grande produtor agrícola, fato proveniente do extenso território e também da fertilidade do solo. No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: Terra Roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado nos estados: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto. Massapé: é um solo encontrado principalmente no litoral do nordeste, constituído a partir da