EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Expondo minha opinião sobre as 4 características que julgo fundamentais a uma organização de excelência, faço a escolha em comentar sobre: Propensão a ação, Proximidade do cliente, Autonomia e espírito empreendedor e Orientação de valores.
Entendo que tais conceitos se fazem primordiais a formação de qualquer que seja organização e seu ramo de atividade, servindo de parâmetro para a cultura organizacional da empresa que deseja alcançar a excelência.
1. Propensão a ação: As empresas bem-sucedidas valorizam a ação, o fazer acontecer e a implementação das ideias. As empresas contam com pessoas que fazem, tentam e também praticam erros. A atitude de valorizar a ação, incentivando novas ideias e aprendendo com os erros, permite a essas empresas a oportunidade de obter novas experiências e se colocarem a frente do mercado. Uma vez que não existe o medo do novo e o desconhecido não é assustador.
Aprendendo com os erros e administrando as consequências, são capazes de alcançar o crescimento e atingir novos objetivos criando uma cultura de empowerment tanto para concretização dos objetivos organizacionais como para os pessoais.
2.Um de seus maiores objetivos é atender a satisfação dos seus clientes mantendo a qualidade dos produtos/serviços. A confiança não pode ser perdida e o pensamento inovador não deve ser reprimido, o acompanhamento à necessidade do cliente antes, durante e depois da venda não devem ser esquecido.
Pois tendo compreensão das necessidades de seus clientes e se antecipando as adversidades estão trabalhando para superar as expectativas de seus clientes à cada oportunidade.
3. Autonomia e espírito empreender. As empresas bem sucedidas possuem condições para encorajar mudanças e a inovação, são descentralizadas e tendem a ser diversificadas. Encorajam seus colaboradores amparando suas ideias em pesquisas, sem burocratizar o processo e nem mesmo a posição de quem esteja na origem da ideia. Possuem a capacidade de identificarem e