Solos brasileiros
COMPOSIÇÃO DO SOLO
Embora um solo seja composto de menos que 5% de matéria orgânica, esta serve como uma fonte de alimento para microrganismos através de reações químicas, influenciando nas propriedades físicas do solo. Aproximadamente 35% do volume do solo é composto de ar nos poros.
A água é essencial para a produção da maioria das substâncias de uma planta. A água é o meio de transporte para levar nutrientes de partículas do solo à planta através de suas raízes para as partes mais distantes de sua estrutura.
- Solos Hidromórficos: são os solos minerais sem características aluviais, ou seja, não há uma drenagem interna ou externa da água que seja eficaz. Sendo assim, as inundações e o encharcamento do solo tornam-se frequentes. Em condições naturais ele é encontrado com grande saturação de água e umidade, permanentemente ou em determinado período do ano.
- Solos halomórficos: caracteriza-se por uma concentração elevada de sais solúveis. São comuns nas partes baixas do relevo nas regiões áridas, semi-áridas e naquelas próximas do mar. São desprovidos de vegetais devido ao elevado índice de salinidade.
- Latossolos: são os solos que predominam no Brasil e apresentam grande profundidade e alta permeabilidade. Ocorre a predominância de óxidos de ferro e alumínio, possui uma estrutura fina e muito estável, apresenta um bom potencial para o uso