Solidos geometricos
REPRESENTAÇÃO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Um sólido geométrico é uma região do espaço limitada por uma superfície fechada. Os objectos à nossa volta são exemplos de formas geométricas chamadas sólidos. Os sólidos ocupam algum espaço. No seu exterior pode haver uma superfície fechada; ou os sólidos podem ser a armação de formas feitas de arame, palhinhas de beber ou limpadores de cachimbos.
Se possuem superfícies fechadas ou são apenas formadas de arestas, ainda se chamam sólidos. Uma forma que circunde espaço é um sólido. Os sólidos são por vezes designados de formas sólidas ou figuras espaciais ou figuras geométricas. São designações para todas as formas que ocupam espaço.
Além dos modelos físicos, podemos representar os sólidos através de desenhos geométricos.
Os Sólidos Geométricos dividem-se em dois grandes grupos: Poliedros e Não Poliedros.
Poliedros
Um poliedro é uma reunião de um número finito de polígonos planos, onde cada lado de um destes polígonos é também lado de um, e apenas um, outro polígono. Cada um destes polígonos chama-se uma face do poliedro, cada lado comum a duas faces chama-se uma aresta do poliedro e cada vértice de uma face é também chamado vértice do poliedro [Lima et alii, 2006]. Neste contexto considera-se como elementos importantes de um poliedro as faces, as arestas e os vértices. Todo poliedro limita uma região do espaço chamada de interior deste poliedro. Dizemos que um poliedro é convexo se o seu interior C é convexo, isto é, quando qualquer segmento de recta que liga dois pontos de C está inteiramente contido em C. Em um poliedro convexo toda recta não paralela a nenhuma de suas faces o corta em, no máximo, dois