Solidos geometricos
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Fernanda
CLASSIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
PLANO DE AULA
SIQUEIRA CAMPOS
Fevereiro 2011
1. Conteúdos Apresentação e definição de sólidos geométricos Explicação sobre poliedros e não-poliedros Inserção de conteúdo sobre planificação de sólidos Classificação de sólidos geométricos
2. Objetivos Fazer uma introdução com os alunos sobre o que são sólidos geométricos, sua definição e classificações de acordo com as faces, bases, arestas e vértices. Despertar uma forma de pensamento mais simplificada sobre geometria espacial, através de uma forma de explicação de fácil entendimento pelos alunos.
3. Procedimentos Aula desenvolvida com uso de sólidos geométricos e planificações de sólidos geométricos, uso de quadro negro, lista de atividaes e possível trabalho para os alunos fazerem montagem de amostras de sólidos geométricos como tarefa de casa.
4. Avaliação Lista com exercícios para os alunos resolverem. Análise da compreensão dos alunos acerca do tema através de perguntas orais. Participação e colaboração durante a aula.
5. Desenvolvimento
[pic][pic]
Começaremos a aula relacionando objetos do cotidiano com os sólidos geométricos em uma linguagem matemática. A bola, os dados, o chapéu de aniversário, o funil, o cilindro e o extintor são objetos que apresentam formas semelhantes a alguns sólidos geométricos.
Classificação dos sólidos geométricos Como se dividem os sólidos geométricos?
Poliedros – sólidos geométricos limitados apenas por superfícies planas.
Não poliedros – sólidos geométricos que devem ter pelo menos uma superfície não plana. E o que são poliedros? Explicando: Poliedros Chamamos de poliedro o sólido limitado por quatro ou mais polígonos planos. Veja alguns exemplos:
|[pic]