Solidos geometricos
Definição
Um sólido geométrico é uma figura geométrica que possui as dimensões de latitude, longitude e altitude. Os sólidos são, por exemplo, a esfera, o cubo, o cilindro, o cone e a pirâmide.
Poliedro é um sólido geométrico cuja superfície é composta por um número finito de faces, cujos vértices são formados por três ou mais arestas em três dimensões (eixo dos "X", "Y", "Z",...) em que cada uma das faces é um polígono. Os seus elementos mais importantes são as faces, as arestas e os vértices.
Corpos Redondos são sólidos geométricos que tem superfícies curvas, tais como: o cilindro, o cone e a esfera.
Os sólidos geométricos que representam os corpos redondos são:
• Cilindro
• Cone
• Esfera
Essas figuras possuem características semelhantes, como:
São sólidos que possuem as bases em forma de círculo.
São sólidos que colocados em um plano inclinado rolam.
Os corpos redondos e os poliedros possuem características semelhantes. Ao compararmos o cilindro com o prisma percebemos que possuem duas bases e se compararmos o cone com a pirâmide percebemos que possuem apenas uma base e todas as arestas que saem dessa base se encontram em um único vértice.
Essas semelhanças serão notadas no cálculo do volume de casa sólido geométrico.
Diferença entre um poliedro e um corpo redondo
As faces de um poliedro devem ser polígonos, logo não podem apresentar curvas em suas arestas.
Corpo redondo fica melhor definido quando usamos o termo não poliedro. É aquele cujas faces não são todas polígonos, como o cilindro, o cone ou a esfera.
Classificação dos Poliedros
Poliedro Convexo e poliedro não convexo: uma região do plano é convexa quando o segmento de reta que liga dois pontos quaisquer dessa região está inteiramente contido nela. De modo equivalente podemos dizer tambem que uma região plana é convexa se qualquer reta r desse plano intersecta seu contorno em, no maximo, dois pontos.
Um poligono é convexo quando