Solidariedade
- Ética e Fair-play
- Arbitragem e Perversões das AFD
- Doping e Violência
O fair-play não é apenas respeitar as regras, também se associa à amizade, respeito um pelo outro e espírito desportivo, é um modo de pensar e não simplesmente um comportamento. A noção de fair-play também abrange a problemática da luta contra a batota, respeito pelas regras, o doping, a violência física e verbal, a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção. A perversão da prática desportiva pode surgir como um não entendimento do significado de praticar/assistir e vitória/derrota; a dificuldade em saber perder, a necessidade extrema de querer vencer a qualquer custo, a violência verbal e física permanentes formam a negação do verdadeiro espírito desportivo.
O desporto é uma actividade cultural que enriquece a sociedade e a amizade entre as nações, desde que seja praticado lealmente.
Perversões do Espectáculo Desportivo
VIOLÊNCIA NO ESPECTÁCULO DESPORTIVO:
Violência interna ao Ser Humano, transferida para competições desportivas e exprimida socialmente.
Interacção “positiva” que acontece de forma organizada e simbólica.
Interacção “negativa” acontece como um combate entre inimigos, com atitudes adversas. Semelhante ao vandalismo, como:
* Atitude violenta para assegurar prestígio; * Intolerantes com comportamentos violentos; * Nível de educação baixo com maus resultados escolares; * Pais sem influência adequada.
Quanto ao vandalismo devem ser tomadas medidas, das quais se destacam:
1. Pedagógicas (Nova mentalidade desportiva) * Salvaguardar a ética do desporto; * Fomentar o desportivismo; * Formar o fair-play; * Todos os intervenientes devem aplicar e divulgar o fair-play; * Aprender a valorizar o bom jogo do adversário; * Valorização do Fair-play e depreciação de condutas antidesportivas nos mass media.