soldagem
5º Semestre - Soldagem
Nome: Alan Diniz
Nome: Diego Menezes da Silva
Nome: João Clayton Venancio dos Santos
CARACTERÍSTICAS,ESPECIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DO AÇO 1045
CARACTERÍSTICAS
O aço 1045 é uma liga metálica composta basicamente de Ferro, Carbono, Silício e Manganês, apresentando também outros elementos inerentes ao processo de fabricação, em percentuais controlados, é um aço de médio teor de carbono que se presta muito bem para ser endurecido ou beneficiado por tratamento térmico, e possui baixa temperabilidade. Possui uma boa relação entre resistência mecânica e resistência a fratura, tem ótima forjabilidade, boa soldabilidade e de usinabilidade regular. Pode ser tratado seletivamente por indução ou chama. Devido a isso, encontra grande aplicação na indústria.
APLICAÇÕES
É utilizado na fabricação de componentes de uso geral onde seja necessária uma resistência mecânica superior a dos aços de baixo carbono convencionais. Aplicado principalmente na fabricação de forjados, partes estruturais de máquinas, eixos em geral, pinos, cilindros, engrenagens comuns, eixos para vagões ferroviários, ferrolho, parafusos, grampos, braçadeiras, pinças, cilindros, pregos, colunas, entre outros.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
C
Mn
P
S
Si
Ni
Cr
Mo
0,43/0,50
0,60/0,90
0,040
0,050
-
-
-
-
ALGUNS TIPOS DE TRATAMENTO TERMICO
Recozimento: O tratamento deve ser feito na temperatura próxima de 800 – 850ºC por no mínimo 1 hora para cada 25 mm. Resfriar lentamente no forno.
Normalização: O tratamento deve ser feito na temperatura próxima de 880 – 900ºC por no mínimo 1 hora para cada 25 mm. Resfriar ao ar. Em casos especiais pode se utilizar ar forçado.
Têmpera: Austenitizar em temperatura entre 820 – 850ºC. Aquecer por 1 hora para cada 25 mm de espessura. Resfriar em água ou polímero. Para resfriamento em óleo (seções menores do que 10 mm)