Soldagem por arco elétrico
Este trabalho apresentara definição de soldagem, e em âmbito especifico o processo de soldagem por eletrodo revestido. Um processo constituído basicamente pelo arco elétrico entre o eletrodo revestido e a peça a ser soldada.
O arco elétrico responsável pela fusão simultaneamente entre o eletrodo e a peça(metal de base), ocasionando a poça de fusão protegida da atmosfera(O2 e N2) pelos gases expelidos através do revestimento.
Devido as características do processo de soldagem por eletrodo revestido, como proteção adicional origina-se a escoria, formada pela fusão de componentes do revestimento.
2. BASE TEÓRICA
2.1 Definição de soldagem
Conforme a AWS (American Welding Society) “soldagem e o processo de união de matérias que produz a coaslescência dos materiais mediante o aquecimento deles a temperatura apropriada com ou sem a aplicação de pressão ou com de pressão e com ou sem uso do material de adição”.
Processo de união de materiais baseado na região de contato entre os materiais unidos, de forcas de ligação química de natureza similar as do interior dos próprios materiais.
2.2 Definição de arco elétrico
O arco elétrico pode ser definido como feixe de descargas elétricas formadas entre dois eletrodos e mantidas pela formação de um meio condutor chamado plasma. Havendo neste fenômeno a geração de energia térmica suficiente para operação de soldagem através da fusão das superfícies a serem unidas.
O arco elétrico e formado quando 2 condutores de corrente elétrica (dois eletrodos) são aproximados para fazer o contato elétrico e depois separados. Isto aumenta a resistência ao fluxo de corrente e as extremidades dos eletrodos são levadas a altas temperaturas entre a pequena distancia ocupada por ar que os separa. Os elétrons vindos do eletrodo negativo(catodo) colidem com as moléculas e átomos do ar, desmebrando-os em íons e elétrons livres ionizando o ar envolvido, tornando-o um condutor de corrente. Mantendo a corrente entre este