Soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido
Disciplina:
Laboratório de Engenharia Mecânica IV Sigla:
Módulo:
Trabalho/Relatório: Soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido
Data de Realização:
13/08/13
Obs.:
Aluno(s):
Data de Entrega:
20/08/13
Nota:
Obs.:
1. Objetivos
- Familiarização com a física do arco elétrico;
- Assimilação das técnicas de abertura, manutenção e extinção do arco elétrico;
- Utilização das técnicas de segurança nas operações com arco elétrico;
- Determinação da performance do eletrodo revestido em função da corrente, polaridade, comprimento de arco e diâmetro.
2. Introdução Teórica
O arco elétrico é um fenômeno de fonte de calor amplamente utilizado para a realização de soldagem por fusão de materiais metálicos nos dias de hoje, ele fornece uma grande concentração de energia para a fusão do metal base.
Quando ocorre a interrupção da corrente em um circuito por algum tipo de interruptor ou qualquer modo do gênero, pode-se perceber uma centelha gerada nos dois terminais metálicos que foram interrompidos, isto é o arco elétrico, só que momentâneo.
O arco é "uma descarga elétrica entre eletrodos em um gás ou vapor (gerado pelos eletrodos) que tem uma queda de tensão, junto ao catodo, da ordem do potencial de excitação do gás ou vapor (isto é, da ordem de 10 V) e na qual a corrente pode ter praticamente qualquer valor superior a um valor mínimo de cerca de 100 mA". Atribui-se a primeira observação do arco elétrico em condições controladas a Sir Humphrey Davy, no início do século XIX. A característica principal do arco elétrico na solda é sua elevadíssima temperatura que causa a ionização parcial de seus gases através da formação de íons positivos e elétrons que são os responsáveis pela condução da corrente elétrica no arco, sendo que 90% da corrente total são os