Controle das deformações no processo de soldagem arco elétrico
DEFINIÇÃO DE SOLDAGEM
Um grande número de diferentes processos utilizados na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas é abrangido pelo termo soldagem. Classicamente, a soldagem é considerada como um método de união, porém, muitos processos de soldagem ou variações destes são usados para a deposição de material sobre uma superfície, visando a recuperação de peças desgastadas ou para a formação de um revestimento com características especiais. PROCESSOS DE SOLDAGEM
Processos de Soldagem por Fusão
Existe um grande número de processos por fusão que podem ser separados em sub-grupos, por exemplo, de acordo com o tipo de fonte de energia usada para fundir as peças. Dentre estes, os processos de soldagem a arco (fonte de energia: arco elétrico) são os de maior importância industrial na atualidade.
Devido à tendência de reação do material fundido com os gases da atmosfera, a maioria dos processos de soldagem por fusão utiliza algum meio de proteção para minimizar estas reações.
SOLDAGEM A ARCO
Nos processos de soldagem a arco, a quantidade de calor fornecida à junta e, portanto, as dimensões e o formato do cordão de solda dependem da corrente e tensão elétricas fornecidas ao arco e, na grande maioria dos processos da velocidade de soldagem.
DEFORMAÇÃO NA SOLDAGEM
1-Analogia
A medida que a barra é uniformemente aquecida ela se expande em todas as direções. Quando o metal resfriar a temperatura ambiente ela terá se contraio uniformemente para retornar as suas medidas originais Mas quando a barra tiver sua movimentação restringida enquanto for aquecida a expansão lateral não poderá ocorrer nas mesmas proporções 2-Causas da deformação
Existem diversos fatores que podem contribuir para a deformação durante a soldagem, e, destes, o aquecimento não uniforme da junta soldada pelo arco ou chama, é o mais importante.
Se o esforço de contração for suficiente para “puxar” toda a estrutura
sendo