Supervisor de radioproteção
Contar a história de algo ou de alguém é uma experiência fascinante tanto para o contador quanto para quem escuta, conhecendo os personagens ou não, você viaja num mundo imaginário que abre um novo universo para os que o desconheciam e oferece novas alternativas de interpretações para quem viveu ou assistiu o enredo ali desfilado.
A proteção radiológica é um projeto que deve ser lido, interpretado e admirado por todos que de alguma forma se interessam por essa especialidade responsável por uma grande mudança nos ramos que envolvem radiações ionizantes.
Ao decorrer de nossas vidas percebemos que tudo é aprendizado. Você nasce sem saber se alimentar e então o instinto fala mais forte e você supera para viver. Os anos passam e você aprende a rolar, engatinhar e andar. Todas as dificuldades são superadas.
A radioproteção surgiu da necessidade de utilizar técnicas e elementos que muitas pessoas não entendem e julgam como perigosas quando na verdade apenas precisam ser compreendidas e dominadas.
INTRODUÇÃO
A utilização de energia nuclear, tanto na geração de energia elétrica como em práticas médicas, industriais e de pesquisa, tem como grande oponente, em todo mundo, a opinião pública.
As bombas de Hiroshima e Nagasaki, os testes nucleares aéreos e subterrâneos bem como alguns acidentes relativamente graves, ocorridos ao longo dos últimos 50 anos, vêm sendo responsabilizados pela maneira sombria com que o tema nuclear é percebido pela população. Tanto o fato da radiação ionizante não poder ser diretamente detectada pelos cinco sentidos como a falta de conhecimento básico sobre suas propriedades, contribuem para consolidar, cada vez mais, sob a forma de medo, a rejeição ao emprego das radiações ionizantes para fins pacíficos.
Então elaboramos esse projeto para preparar as pessoas para esse mundo invisível da radiação. Falar de radioproteção engloba milhares de