alimentos funcionais
Prebióticos aumentam a sensação de saciedade
O
s níveis de obesidade atingiram um ponto crítico a nível mundial.
De acordo com os últimos dados da EASO (The European Association for the Study of Obesity – Associação
Européia para o Estudo da Obesidade), uma em cada três pessoas na União Européia está acima do peso e, pelo menos, uma em cada dez é obesa. No Brasil, de acordo com uma recente pesquisa da SBCBM (Sociedade Brasileira de
Cirurgia Bariátrica e Metabólica), 51 % dos brasileiros tem sobrepeso, 14% são obesos e 3% são obesos mórbidos.
Ninguém duvida das conseqüências devastadoras do aumento dos níveis de obesidade. Pessoas obesas correm um risco maior de desenvolver problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e graves problemas do fígado. Para os governos, o aumento de peso da população está exaurindo os recursos dos sistemas de saúde pública.
Apesar disso, ainda existem algumas
32
FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 6 - 2009
dúvidas de como lidar com esta crise.
Um recente documento da União Européia sobre a prevenção da obesidade através do incentivo de dietas saudáveis e atividade física, foi o primeiro passo para desenvolver uma resposta coordenada. Mas a solução ainda parece estar escapando das mãos dos governos, agências de regulamentação e indústrias. O que parece claro, por outro lado, é que a indústria alimentícia tem um papel chave para encontrar soluções para o maior desafio de saúde pública do século 21.
Este artigo mostra como os fabricantes de alimentos podem capitalizar o potencial de modulação do consumo de energia e do peso corporal da inulina e da oligofrutose, derivadas da chicória, para criar produtos alimentícios que podem controlar o apetite e o consumo de alimentos.
Tudo está em nossa mente
A obesidade é causada por um desequilíbrio entre a quantidade de energia
ingerida e utilizada. Se o consumo de calorias excede o gasto energético, a energia em