solda
Hoje todos os televisores possuem duas ou mais entradas RCA de áudio e vídeo (AV) auxiliares. Nestas entradas localizadas atrás ou na frente, podemos conectar ao TV outros equipamentos, tais como videogame, DVD, VCR, filmadora, etc. O sinal de vídeo destas entradas podem ser chaveados dentro do faz tudo ou num CI separado, normalmente um 4052, 4053 ou 4066. Veja abaixo como são e onde normalmente estão ligadas estas entradas:
CONTROLES DOS CIRCUITOS DE IMAGEM
São basicamente três controles principais acessíveis ao usuário: brilho, contraste e cor. Eles fazem a tensão variar em três pinos do faz tudo. Antigamente estes controles eram potenciômetros, hoje são comandos do micro acessados através de um menu na tela. Veja abaixo os controles antigos e modernos:
Brilho - Ou "bright", atua num pino do circuito de luminância para ajustar o nível de luz na tela do tubo;
Contraste - Controla o tamanho do sinal de vídeo e a diferença entre as partes pretas e brancas da imagem
Cor - Ou saturação, atua no circuito de croma para deixar as cores mais fortes ou fracas.
Alguns TVs têm um trimpot de sub brilho interno. Os aparelhos mais modernos fazem os controles de brilho, contraste e cor através de dados seriais (data - SDA e clock - SCL) enviados pelo CI micro ao faz tudo.
CONTROLE AUTOMÁTICO DE GANHO (CAG)
Também chamado de AGC, está dentro do faz tudo. Recebe parte do sinal de vídeo do detetor e o transforma em tensão contínua para controlar o ganho da FI e do seletor. Se o sinal chegar forte na antena, o CAG diminui o ganho do TV para a imagem não ficar entortando e perdendo o sincronismo. Se o sinal chegar fraco, o CAG aumenta o ganho do TV para a imagem não ficar com chuvisco. Há um trimpot que controla a tensão do CAG a ser aplicada ao seletor. Veja abaixo o princípio básico do CAG:
CIRCUITO DE SINCRONISMO
Tem como função separar os pulsos de sincronismo horizontal e vertical do sinal de vídeo. Este circuito está inteiramente dentro do faz tudo.