Solda
A soldagem é a técnica de unir duas ou mais partes constitutivas de um todo, assegurando entre elas a continuidade do material e, em consequência, suas características mecânicas e químicas. A soldagem moderna existe desde a década 20, quando começou a ser mais utilizada na engenharia estrutural. Existem hoje inúmeros processos de soldagem, aprimorados e desenvolvidos após a segunda guerra mundial entre os mais usados em estruturas metálicas, podemos citar:
a) Processo manual com eletrodo revestido (SMAW).
É o processo de soldagem que tem como característica o uso de uma maquina de solda, podendo ser retificador, transformador ou gerador, que produz a corrente necessária a obtenção do arco elétrico entre o eletrodo revestido com as partes a serem soldadas. É chamado manual porque depende essencialmente da habilidade do soldador durante todo o período da fusão.
b) Processo a arco submerso (SAW).
É o processo a arco elétrico que utiliza equipamentos automáticos ou semiautomáticos que alimentam o eletrodo ( arame nu ) continuamente tendo o arco submerso pelo fluxo ( que substitui o revestimento dos eletrodos). É um processo de grande produtividade.
c) Processo MIG, MAG, TIG ou soldagem em atmosfera gasosa (GMAW).
É o processo ao arco elétrico que utiliza sistemas de controle do arco automaticamente. A alimentação do eletrodo é continua e o arco protegido por uma atmosfera gasosa, sendo. TIG - utilização de gás inerte argônio, hélio e varetas manuseadas pelo operador.
MIG – utilização de gás inerte e arame alimentado automaticamente.
MAG – utilização de gás ativo CO2, e arame alimentado automaticamente.
d) Processo de arame tubular (FCAW).
É o processo a arco elétrico com características similares ao processo mig-mag, diferenciando-se exatamente pelo uso do arame tubular, onde a proteção do arco é feito por um fluxo granulado interno ao arame, podendo ainda ser utilizada a proteção gasosa ou não.
2.1.9 VANTAGENS e DESVANTAGENS
Atualmente