Solda
DEFEITOS NA SOLDAGEM
ELETRODOS REVESTIDOS
Manaus-AM
2012
Auxiliadora Maria Gonzaga da Silva
Luzia Claudia Freitas Guimarães
Mariana de Macedo Leite
DEFEITOS NA SOLDAGEM ELETRODOS REVESTIDOS
Trabalho a ser apresentado para o professor Marcelo Gama para obtenção de nota parcial na disciplina de Tecnologia da Soldagem do curso de Engenharia Mecânica do IFAM.
Manaus-AM 2012
DEFEITOS NA SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO
1) INTRODUÇÃO A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão). Existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação. 2) ELETRODO REVESTIDO O processo de soldagem por arco elétrico com eletrodo revestido consiste, basicamente, na abertura e manutenção de um arco elétrico entre o eletrodo revestido e a peça a ser soldada. O arco funde simultaneamente o eletrodo e a peça. O metal fundido do eletrodo é transferido para a peça, formando uma poça fundida que é protegida da atmosfera (O2 e N2) pelos gases de combustão do revestimento. O metal depositado e as gotas do metal fundido que são ejetadas recebem uma proteção adicional através do banho de escória, que é formada pela queima de alguns componentes do revestimento.
3) DEFEITOS NA SOLDAGEM Apesar do trabalho do soldador ser voltado para a não execução de defeitos, estes eventualmente vêm a ocorrer. Alguns deles são