EXERCÍCIOS SAS FARMACOLOGIA GERAL
SISTEMA SIMPÁTICO
1 – Quais são os receptores adrenérgicos? Quais suas principais localizações no organismo? a1 – Musculatura lisa, fígado e SNC. a2 – Auto-receptor, células b do pâncreas e plaquetas b1 – Coração e glândulas salivares. b2 – Músculo liso, estriado e mastócitos. b3 – Músculo esquelético e gordura.
2 – Quais os efeitos fisiológicos dos receptores adrenérgicos alfa-1 e beta-1 no sistema cardiovascular e demais órgãos?
Receptores α-1 – vasoconstrição, aumento da resistência periférica, aumento da pressão arterial, midríase, estimulo da contração do esfíncter superior da bexiga, relaxamento do músculo liso gastrintestinal, secreção salivar e glicogenólise hepática.
Receptores β-1 – aumento da freqüência cardíaca (taquicardia) e aumento da força de contração cardíaca.
3 – Qual a importância dos receptores adrenérgicos alfa-2 na transmissão simpática?
Inibição da liberação de neurotransmissores, agregação plaquetária e inibição da liberação de insulina;
4 – Quais as funções do receptor adrenérgico beta-2 no pulmão e fígado?
Broncodilatação e aumento da glicogenólise hepática.
5 – Descreva a fisiologia da transmissão adrenérgica (síntese, armazenamento, liberação, captura e degradação)
Captação de precursores do transmissor.
Síntese do transmissor.
Captação/transporte do transmissor para vesículas.
Despolarização por potencial de ação.
Ocorre o influxo de Ca2+ que tem a capacidade de excitar as vesículas sinápticas que contêm os neurotransmissores. Essas vesículas irão passar por um processo de fusão com a membrana do neurônio para então ocorre a liberação dos neurotransmissores por exocitose na fenda sináptica.
Esses neurotransmissores liberados são capitados por receptores da membrana pós-sináptica. Depois que interage com seus receptores o neurotransmissor deve ser inativado. Se isso não acontecesse haveria excesso de sua ação, destruiria a homeostase e levaria a exaustão do