intelgencia emocional
“A inteligência emocional é uma habilidade que pode ser aprimorada. As pessoas podem aprender a controlar suas emoções. É um conforto saber que essa forma de inteligência, apontada como fundamental para se tornar um alto executivo, é algo que você pode controlar, que depende do seu esforço. O Q.I. é uma inteligência genética, imutável. Uma pessoa de baixo Q.I. será sempre uma pessoa de baixo Q.I. Por isso, com base no conceito de inteligência emocional, podemos pensar que nem tudo está perdido caso não sejamos privilegiados com um alto Q.I.. Esse pensamento tem um fundo de verdade e nos permite ter mais esperança – mas não pode ser usado como consolo para tudo.” (Daniel Goleman)
O autor do livro ressalta a importância da inteligência emocional em nossas vidas, tanto no trabalho quanto em nossas casas, juntamente com isso diz que é preciso saber controlar as emoções, e conseguir deixar de lado a tese de que a capacidade intelectual é fundamental para o sucesso. Não se pode deixar de lado o fato de quê os conhecimentos científicos são parte de nossa vivência, mas também devemos ter em mente que apesar de necessários não são tudo em nossa vida.
Saber controlar as emoções é uma chave para a inteligência emocional, e em sua obra o autor afirma que devemos saber lidar com as diversas situações que nos cercam dia após dia, pois a humanidade violenta, criminosa e infeliz, é apenas resultado de atitudes mal pensadas, sem o uso da inteligência emocional presente em nós.
Na obra notamos a presença do seguinte pensamento: “ existem duas mentes, a que pensa e a que sente.”, a partir dessa citação podemos compreender que o racional é o quê deveria prevalecer em nossa vida para sermos mais conscientes das atitudes, mas que na maioria das vezes o impulso (sentir) prevalece e fazendo assim com que tragédias e infelicidades