importância da filosofia
Trabalho realizado por:
Carolina Silva Nº3 11ºC
A Filosofia e a sua importância
O termo Filosofia deriva de philo (amor) e sophia (sabedoria), foi criado por Pitágoras e significa amor à sabedoria.
Assim, podemos conceber a Filosofia como: uma actividade intelectual de procura de conhecimento, ou seja, atitude reflexiva e problematizadora, atitude crítica e antidogmática, exercício da dúvida, curiosidade e ainda desejo de conhecer; reflexão crítica sobre o conhecimento, isto é, o conjunto das respostas que se foram constituindo como teorias a cerca do mundo, do ser humano e da própria vida; e finalmente como uma actividade prática, ou seja, arte de viver, na medida em que, com base numa concepção do mundo e de vida e respectivas finalidades, propõe metas e ideias para dar sentido e justificar a existência, enquanto processo de construção e de aperfeiçoamento.
A filosofia tem assim uma serie de características, sendo estas as principais: autonomia, na medida em que os filósofos fazem um uso próprio da razão, independentemente de dogmas, preconceitos e ideias feitas; radicalidade, na medida em que procura os fundamentos ou a origem e o fim último de todas as coisas; historicidade, na medida em que os filósofos desenvolvem uma reflexão pessoal inserida na história do pensamento, respondendo a problemas da época, ainda que as suas respostas possam perdurar para além do seu tempo; e ainda a universalidade, na medida em que, apesar da historicidade, as reflexões dos filósofos abordam problemas que dizem respeito a toda a humanidade.
A Filosofia tem presentes problemas especificamente filosóficos como: problemas axiológicos (que investigam questões como: Quais os valores que devem guiar a nossa existência?); problemas ontológicos e problemas metafísicos (que procuram responder a perguntas do tipo: O que é a realidade? Há vida depois da morte? Deus existe? Qual o sentido da nossa