Solar dum
SUMÁRIO
Esta máquina tem base num sistema rústico mas eficaz de transformar energia térmica, proveniente da luz solar absorvida por dois receptores, em energia mecânica, podendo esta ser aproveitada para outros fins. Um mecanismo simples, efectuado a partir de materiais acessíveis a todos, esta máquina pode ser o futuro próximo da maquinaria moderna.
Introdução
A Solar-dam é uma máquina alimentada a luz solar inserida em dois recipientes próprios para o efeito que por sua vez estão ligados a dois depósitos de água (cada receptor liga a um deposito de forma cruzada), com o objectivo de enviar o ar dilatado para os depósitos, fazendo pressão na água e fazendo com que a água vá de um depósito para o outro. A máquina estará inclinada com o objectivo de a água ter q subir de um depósito para o outro. Com isto a máquina irá rodar através do peso da água. Esta energia mecânica pode ser aproveitada por um gerador para a transformar em energia eléctrica.
Descrição do sistema
Os materiais utilizados nesta máquina são materiais que estão ao alcance de qualquer pessoa. A base deste sistema é uma tábua de madeira com um outro bocado de madeira pregado para dar a inclinação á maquina como é desejado. Neste bocado de maneira inclinado está ‘pregado’ uma broca velha com pouco atrito onde se irá ligar a roda do mecanismo para que esta possa rodar. A ‘roda’ do sistema é uma tampa de metal duma lata velha que parecendo ter umas boas medidas e ser de um material indicado para a construção deste mecanismo foi utilizada então com o objectivo de a roda girar. Esta tampa contem um rebite no seu centro com a parte oca voltada para baixo, sendo q a broca que se encontra na base entra no rebite fazendo assim a ligação entre os dois objectos (base e tampa). Os dois depósitos de água utilizados são frascos de iogurte reutilizados pois têm as características ideais para este