Astronomia
Introdução 3
Fundamento Teórico 4
Breve Introdução Histórica 5
Movimentos 11
Rotação 11
Translação 13
Precessão e Nutação 15
Leis de Kepler 16
Problemas dos 2 Corpos 18
Conclusão 19
Bibliografia 20
“Ode ao Velho Marinheiro” 21
INTRODUÇÃO
Este trabalho insere-se na cadeira de Astronomia Náutica do 1º semestre do 2º ano do curso de Pilotagem da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique, cadeira essa leccionada pelo professor João Frade.
Foram-nos propostos dois temas para uma pequena dissertação. Tendo eu ficado com o tema I. Tema esse que dá pelo título de Movimentos da Terra e Princípios Básicos de Mecânica.
Irei ao longo deste trabalho dar o meu ponto de vista, sobre os aspectos que julgo serem mais importantes para uma melhor compreensão da temática em causa. Tal como tentarei explicar duma forma sucinta e não demasiado exaustiva o tema supra citado, assim como uma breve visão histórica da sua génese.
FUNDAMENTO TEÓRICO
Ao longo desta dissertação, irei abordar o tema principal através de algumas definições. Tais como o movimento de rotação e translação da terra e a precessão e nutação da mesma. Através da equação do movimento tentarei dar uma visão do problema dos dois corpos celestes, tendo como muletas as leis de Kepler, de seu nome completo Johannes Kepler, discípulo do dinamarquês Tycho Brahe e seguidores dum outro grande matemático do séc. XVII, Sir Isaac Newton. Mas voltando a Kepler, alemão de berço, foi astrônomo, matemático e astrólogo, tendo-se tornado uma figura chave da revolução científica do séc. XVII.
s
BREVE INTRODUÇÃO HISTÓRICA
O céu e as estrelas foram desde sempre um fascínio para o homem. Desde tenra idade, as questões mais frequentes envolvem sempre aqueles pontos de luz lá em cima e como estão eles presos. Quem nunca