software livre
Independente do ramo para o qual uma empresa preste serviço é indispensável nos dias de hoje o da tecnologia na empresa. O uso de Software Livre permite que os desenvolvedores tenham autonomia para moldar programas às necessidades das empresas, aumentando assim a segurança e a conseqüentemente a vida útil do programa.
Quando falamos de software nos referimos a todo tipo de programa, seja elas de gerenciamento de contas, folha de ponto de funcionários ou simplesmente contabilizar os gastos com materiais dentro da empresa. Porém, é muito difícil que uma empresa consiga encontrar um software que atenda a todas as suas necessidades. Esse problema pode ser facilmente sanado quando uma equipe de desenvolvedores otimiza um programa já existente para que ele possa oferecer uma solução muito mais eficiente as carências da empresa. Quanto mais confiável for o programa mais informações sobre a empresa ele irá armazenar.
Quando informações confidenciais são colocadas em um programa, em geral ERP para grandes empresas, a necessidade de segurança torna-se ainda maior. Sendo assim, torna-se importante uma manutenção e correção freqüente de “bugs” para assegurar que essas informações fiquem seguras. Tudo isso é possível com um código aberto, essa mesma agilidade não seria possível com um software proprietário, pois seria necessário uma longa espera e possivelmente o problema não seria resolvido imediatamente,
Devido a demora na resolução de problemas com softwares proprietários, a vida útil desses programas acaba sendo muito pequena e as empresas tendem a migrar para outros que atendam a suas necessidades momentâneas. Muitas vezes isso demanda dinheiro e desgaste de toda a equipe. Quando falamos de um programa com código aberto, essas necessidades vão sendo trabalhadas durante todo o tempo aumento assim o tempo de vida desse sofware.
Os softwares livres permitem que os desenvolvedores criem e desenvolvam não só os softwares mas suas