Era Vargas
A Era Vargas
Este período também foi chamado de Populismo, que foi uma políticaque buscava o apoio dos trabalhadores. Garantia benefícios econômicos e sociais a medida que os interesses das classes dominantes eram atendidas.
Em 1945, a ditadura de Vargas chegou ao fim. Nos próximos anos, a sociedade passaria por um processo de democratização, com a criação de novos partidos políticos, liberdade de imprensa e organização de órgãos civis.
De um lado estavam aqueles que apoiavam a abertura do mercado nacional ao capital estrangeiro, através das multinacionais. Do outro, estavam aqueles que defendiam o nacionalismo e a presença do Estado na economia, financiando e gerenciando indústrias de base.
O Fim do Estado Novo
Em 1945, em SP, o I Congresso Brasileiro de Escritores defendiam o fim da Ditadura. No mesmo ano, José de Américo de Almeida (homem de confiança de Getúlio) pronunciou-se contra o Estado Novo. Parte da população principalmente estudantes se manifestam a favor da redemocratização.
Diante dessa situação em 1945, o governo concedeu Anistia aos presos políticos, convocou eleições e permitiu a organização de partidos políticos que queriam concorrer nas eleições. Ao mesmo tempo, estimulou grupos aliados a realizar manifestações públicas que queriam sua permanência no poder.
Por quererem Getúlio no poder o movimento ficou conhecido como Queremismo.A medida que este movimento crescia, militares como Eurico Gaspar Dutra queria impedir a permanência de Getúlio Vargas no poder.
O Novo Presidente
Os dois candidatos á presidência foram: Eurico Gaspar Dutra pelo PSD( Partido Social Democrata ) e Eduardo Gomes pelo UDN(União Democrática Nacional ). O partido comunista participa pela primeira vez das eleições, elegendo seu líder Luís Carlos Prestes como senador. A eleição presidencial foi ganha por Dutra, que teve seu mandato de1946-1951.
Governo Dutra (1946 – 1950)
Em seu governo, a Assembleia Constituinte promulgouo nova Constituição em