Software livre
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
COMPUTADOR E SOCIEDADE
TEMA: SOFTWARE LIVRE
25 DE FEVEREIRO DE 2012, SOBRAL-CE
INTRODUÇÃO
Software livre, ou free software é um programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrições. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte. Existem diferenças entre software livre e software em domínio publico. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum. O software livre como movimento organizado teve seu principio em 1983, quando o Richard Stallman deu inicio ao projeto GNU e, posteriormente, a free software foundation.
SOFTWARE LIVRE
A liberdade com o software livre oferece uma série enorme de vantagens sobre o software proprietário. A mais importante delas é a disponibilidade de código fonte, porque isto evita que os usuários se tornem reféns de tecnologias proprietárias. Além desta, as vantagens técnicas são também consideráveis.
A comunidade que desenvolve o software livre fica espalhada pelo mundo todo e os seus participantes cooperam nos projetos através da internet. É grande a quantidade de programadores e projetistas que trabalham voluntariamente em um ou mais projetos. Estima-se que existam mais de 10 milhões de usuários regulares de sistemas operacionais e aplicativos distribuídos como software livre. Empresas como a IBM e a HP recentemente passaram a investir no desenvolvimento de software a ser distribuído livremente.
Software proprietário (não livre) geralmente é produzido com a finalidade de obtenção de lucro e, portanto está sujeito a três