Trabalhos
Basicamente, resumimos que a rede tem como finalidade o princípio de comunicação, e ele pode mudar radicalmente muitos procedimentos comuns. São um conjunto de equipamentos que podem comunicar-se, compartilhando recursos, hoste, remotos e outras redes.
Componentes básicos de uma rede: dois ou mais microcomputadores - é o número mínimo para se ter uma rede; placa de rede - todas as estações de trabalho, bem como o servidor, terão que ter uma placa para que ocorra a comunicação entre ambos; meios de comunicação - é a ligação física da rede, permitindo a comunicação entre os micros, e é feita através de cabos do tipo par trançado, fibras ótica, etc; periféricos - são dispositivos que estão à disposição dos usuários como por exemplo: impressoras, fax-modem, drivers de disco, etc; software de comunicação - responsável pela comunicação lógica dos micros, como exemplo podemos citar o Windows NT, Novel Netware, etc.
Para se escolher o tipo de rede mais adequado às suas necessidades, deve-se fazer um planejamento, ou estudo personalizado, visando apontar todas as necessidades da organização. vários fatores podem ser levados em conta na hora da decisão: visar a expansão do número de máquinas; facilidade no desenvolvimento de aplicaçãoes; facilidade em relação a manutenção; confiabilidade; segurança. As arquiteturas existentes são: INTERNET, INTRANET, MAINFRAME (OFF-LOADING).
Roteamento
É a escolha do módulo do nó de destino por onde as mensagens devem transitar. A implementação do roteamento exige uma estrutura de dados que informe os possíveis caminhos e seus custos, a fim de que se possa decidir qual o melhor. Diversos métodos têm sido utilizados para a manutenção da estrutura de dados. São eles: Roteamento Centralizado, Roteamento Isolado, Roteaemnto Distribuído, Roteamento Hierárquico.
Roteadores
Os Gateways são usualmente classificados em dois tipos:
GATEWAYS CONVERSORES DE MEIO (Media-Conversion Gateways)
Estes