Software livre
Software livre em sua definição é um software que pode ser usado, copiado e estudado e modificado sem restrição. Porque ele é distribuído de forma livre e vem sempre acompanhado com seu código de fonte o que possibilita a sua modificação, para que ele possa ser melhorado a cada dia. Para entender o que seria software livre temos que ter em mente a existência de software em domínio público, nesse caso o programador tem seus direitos autorais de programador / organização. Já o software livre o autor abre mão de sua propriedade do programa e todos os seus direitos assim ele se torna um bem comum passando assim a ser livre. O programador de softwares livres tem consigo uma seqüência de quatro leis básicas. São elas: a liberdade de executar, estudar, redistribuir e aperfeiçoar tudo isso com propósito de melhorar e trazer benefícios ao próximo. Essa liberdade garante o seu direito de utilizar o produto sem ter que pedir permissão ou pagar nada por ela. E ter acesso ao código fonte é uma condição necessária ao software livre.
Aqui estão alguns exemplos de software livre, são eles: o Linux, Ambiente gráfico KDE. Compilador GCC, o servidor Web Apache. Open Office.org e o navegador Firefox entre outros.
Assim sendo o governo vai utilizar o software livre nos computadores que serão usados no projeto de inclusão digital. Com isso o governo pretende utilizar o dinheiro que seria do pagamento de licença de software para o pagamento de treinamento. Barateando assim o projeto que prevê a instalação de dois milhões de computadores no país. Com essa economia terá mais recursos para serem investidos nas áreas de educação.